Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

Implicações da Teoria da Evolução


1-     JUSTIFICAÇÃO PARA O ADULTÉRIO, ESTUPRO, PEDOFILIA

“E para os neodarwinistas, esse egoísmo dos genes é a chave para descobrir como  a nossa mente funciona. O próprio  Darwin tinha escrito, no final de a A origem das espécies:’Agora a psicologia se assentará sobre um novo alicerce’. Demorou mas aconteceu.

 Uma nova ciência da mente ganhou terreno no final do séc. 20. Foi a psicologia evolucionista, que usa Darwin e a mecânica dos genes para entender o que se passa aí dentro da sua cabeça. Premissa número um dessa ciência: a mente já nasce quase pronta

Ela não é uma folha em branco, em que qualquer coisa pode ser escrita, como muitos filósofos e cientistas sociais defendem... não faz sentido dizer que a cultura molda nosso comportamento.

Ela afirma que nossa mente foi forjada ao longo de toda a evolução. e que você vem ao mundo como todos os softwers instalados no hardwer da sua cabeça. Seus desejos, sua personalidade e tudo o mais dependem desses programas mentais. Nossa margem de manobra é pequena. 

E tem outra: a mente humana ganhou os softwers que tem hoje nos últimos 200000 anos, quando nossa espécie, o Homo sapiens, veio ao mundo. Passamos 97% desse tempo em bandos nômades, que viviam da caça e da coleta. Nossa mente, então, não passa de uma ferramenta da idade da Pedra tentando se virar num mundo que não existe mais. Do ponto de vista dos genes, ainda estamos no Paleolítico, uma época sem faculdade, carreira, dinheiro e anticoncepcionais. Uma época onde só duas coisas realmente contavam: Sexo e violência.” ( Revista superinteressante, p.65 e 66, junho de 2007.


“nenhum adolescente pensa em engravidar 10 meninas quando vai viajar para o Carnaval. Mas os genes dele não fazem idéia de que existem camisinhas e tudo o mais, então deixam o rapaz com vontade de transar com 10 garotas e pronto”... O cérebro delas evoluiu para selecionar os melhores parceiros, ter poucos e bons filhos, não para tentar a sorte com qualquer um”
“a verdade da psicologia evolucionista pode soar assustadora:’O desejo de variedade sexual nos homens é insaciável. Quanto maior o número de nulheres com quem um homem tiver relações, mais filhos ele terá [pelo menos é assim que os genes ‘pensam’]. Então demais  nunca é o bastante escreveu outro guru do neodarwinismo, o psicólogo Steven Pinker, da Universidade de Harward, nos EUA.” (Idem, p.66)
Comentário:
Esse raciocínio é machista pois para justificar o comportamento desregrado do homem seleciona apenas os animais que interessam para justificar o ponto de vista. Uma cadela por exemplo não seleciona seus parceiros, pelo contrário pode ter filhos de uma só vez com múltiplos parceiros. Isso não passa de falsa ciência.
Quanto a alegação que nosso comportamento já é determinado pela genética, só um exemplo basta, o caso das “crianças lobo” ou seja, crianças que foram abandonadas em florestas quando muito tenras, e que depois foram encontradas por seres humanos, e ao serem achadas não apresentavam características comportamentais tipicamente humanas como: andar ereto, sorrir, falar, produzir obras de arte, etc. Depois da convivência com os seres humanos desenvolveram tais atitudes, provando que sim que o comportamento é ditado pela sociedade. Para aprofundar leia o livro: Filosofando, editora moderna, p.2, 1995.(A edição mais nova não consta mais este relato verídico). Cito aqui apenas a conclusão do livro ‘Introdução a sociologia, p. 8, editora Ática, 2001, que cita o livro do médico psiquiatra Jean-Marie  Itard conclui: ”A partir desse resultado Itard reforçou sua tese de que os hábitos selvagens e a aparente deficiência mental inicias eram apenas e tão somente resultados de uma vida afastada de seus semelhantes e da civilização”


2-     JUSTIFICAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA
“Então não há mistério para a psicologia evolucionista: como a violência funcionou ao longo da história, está impregnada nos nossos genes” ‘Os bebês só não matam uns aos outros porque não lhes damos acesso a facas e revólveres’ disse o pediatra e psicólogo Richard tremblay, da Universidade de Montreal, em uma entrevista a revista americana Science” (Idem p.66)

3-     INEXISTÊNCIA DE AMOR
“O que o Neodarwinismo diz, é: você não ‘ama’ seus filhos e irmãos. São seus genes que vêem neles maneiras de se perpetuar. È por isso que você os ajuda” (Idem, p. 68)
Comentário: como explicar então os alemães que esconderam pessoas vítimas do holocausto?  Eles não eram nem parentes das vítimas do holocausto (negros e judeus). Qual a razão genética para este comportamento? Qual a razão genética para o altruísmo entre pessoas que não são parentes?

DIFICULDADES NEODARWINISTAS
1-     COMPORTAMENTO AUTO-DESTRUTIVO: vícios, suicídio,etc.
2-     COMPORTAMENTO ALTRUÍSTA E AUTO-SACRIFICIAL entre não parentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário