Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2013

A evolução do homem







Esqueça o que você aprendeu!!!!
A Árvore genealógica do homem esta´mudando e muito:
falta nesta o A. sediba!!!  veja discussão abaixo


Esta está mais atualizada: veja a quantidade de interrogações

O que é um hominídeo?
“O termo ‘hominídeo’... Aos humanos e proto-humanos” (Scientific American - Como nos tornamos humanos , p. 8)
De fato os especialistas estão profundamente divididos quanto ao lugar ocupado na árvore genealógica pelas novas espécies e ate mesmo sobre o que constitui um hominídeo” (Scientific American – A Ascensão do Homem, p. 10)
Mas os dois principais candidatos para o título de características hominídea original são, afirma Kimbel, o bipedalismo e a transformação do canino” (idem, p.15)

Descobertas abrem debate sobre árvore genealógica humana

"Sobre Selan, uma A. afarensis, um dos mais completos hominídeos encontrados: ‘”mas a parte superior do corpo parece parcialmente adaptada para a vida nas árvores. Ela tem dedos longos e curvados, adequados para agarrar em ramos de árvores. Além disso, a articulação da omoplata, ou escápula, está voltada para cima, como a de um símio, e não para o lado como nos humanos...a escápula...se parece com a de um gorila”(Scientific American – A ascenção do homem,p. 24)

"Segundo Berger o mosaico extremo evidente no Australopithecus sediba deve ser uma lição para os palenteólogos.Se tivesse encontrado alguns ossos isolados ele os teria classificado de forma diferente.
Com base na pelve poderia tê-lo chamado de H. erectus. O braço sugere um macaco. O osso do calcanhar combina com um de um humano moderno...’O sediba mostra que não se pode mais atribuir ossos isolados a um gênero’ 

Isso significa que com descobertas como a de um maxilar superior de 2,3 milhões de anos em Hadar, Etiópia, que vem sendo apontado como o mais antigo vestígio homo, não se pode seguradamente concluir ter pertencido à linhagem Homo.
Esse arranjo relegaria o H. habilis a um ramo lateral sem saída na árvore genealógica humana. Poderia até levar o A. afarensis, há muito tempo considerado o ancestral de todos os hominídeos posteriores, inclusive o A. africanus e o Homo, para o limbo evolutivo também” (Scientific American- O que nos faz humanos, p. 16)
“Mas sua surpreendente mistura de caracteres primitivos e avançados acende o debate sobre qual lugar ocuparia a nova espécie em nossa árvore genealógica e levanta questões importantes sobre o surgimento do Homo.” Scientific American- A ascenção do homem, p. 16)
Lacunas no conhecimento/ árvore Genealógica não tem sucessão linear
"mas longe de ser uma sucessão linear de criaturas pouco a pouco mais eretas, a árvore genealógica humana exibe DIVERSOS GALHOS SECOS" ((Cientific American , Edição especial, A ascenção do homem, P. 70)

"Há no entanto lacunas importantes no conhecimento de como chegamos a ser o que somos hoje. Um ponto cego é sobre como surgiu o homo. ... Os cientistas acham que a melhor hipótese possa ser o homo Habilis,mas o h. Habilis é uma espécie relativamente pouco conhecida, pois existem apenas alguns ossos da parte inferior da cabeça. De fato alguns pesquisadores se perguntam se algum dos fósseis atribuídos ao h. Habilis possam de fato pertencer a outras especies... (Cientific American , Edição especial, A ascenção do homem, p. 170)

"talvez o habilis não seja Homo, arrisca. De fato, alguns especialistas se perguntam se esse hominídeo não teria sido uma espécie de Australoptecus, e não um membro de nosso próprio gênero.." (p. 41)

"mas longe de ser uma sucessão linear de criaturas pouco a pouco mais eretas, a árvore genealógica humana exibe DIVERSOS GALHOS SECOS"
(IDEM´P. 70)

"Considerada dessa forma, a árvore da genealogia humana seria semelhante a um arbusto desordenado, com algumas novas descobertas, se não todas, ocupando ramos terminais em vez dos ansiados pontos da sinuosa linha que leva aos humanos' (idem p. 15)


(Cientific american , p. 71-73, edição especial, A ascenção do homem) traz uma árvore genelógica de antropoides: 
"linha vermelha ponitlhada=relaionamento menos provável... HIPOTÉTICAS" 
o H. herectus , h. HABILIS e o h. florensis NÃO SÃO TIDOS POR ANCETRAIS HUMANOS!!

O H. HERECTUS SAIU DO ERGASTER QUE SAIU DE UM ANCESTRAL DO HOMO HABILIS.
QUANTO AO FLORENSIS supõe com muita dúvida que saiu do erectus.

O h. ergaster HIPOTETICMENTE é antecessor do H. antecessor QUE HIPOTETICAMENTE é antecessor do H. neanderthalensis!

e há muitas dúvidas sobre se o H. neanderthalis.

o Sahelanthropus...Mas há os que contestam a caracterização dos restos encontrados no Chade como sendo de um ancestral humano...pequenos caninos sugerem que se tratava de uma fêmea da espécie, e não de um ancestral humano macho” (Scinetifc American- A ascenção do homem,p.13-14)

“os membros mais antigos da família humana não são obviamente humanos. Por exemplo, o Sahelantropus tchadensis, com idade de 6 milhões e 7 milhões de anos, do Chade...exibe uma quantidade de caracter´siticas similares aos chimpanzés, cincluindo cérebro pequeno, face projetada, afronte inclinada e músculos largos no pescoço "

O Orrorim tugenensis...exibe um mosaico comparável de traços humanos e de chimpanzés, como o Ardipithecus ramidus kadabba da Etiópia, com 5,8 milhões de anos. Cada um deles descrito como um ancestral humano. Ma na verdade, ainda não sabemos o suficiente sobre quaisquer destas criaturas, para dizer se elas são proto humanas, ancestrais de antropóides africanos ou o ponto final dos antropóides...” (Scientific American- Como nos tornamos humanos,p. 15)
O Ardipithecus ramidus...aprofundou os debates acadêmicos sobre o surgimento do bipedalismo, a aparência de nosso último ancestral comum com os chimpanzés e de que forma alguns primatas deram origem aos humanos modernos” (Scientifc American- A ascenção do homem, idem p.18)

O que é comportamento humano moderno?

“O debate sobre quanto, onde e como nossos ancestrais se tornaram cognitivamente modernos se complica pelo fato de que os especialistas discordam sobre o que constitui comportamento humano moderno para começo de conversa…No fim das contas, fica a gosto do avaliador se um conjunto de vestígios pode ser considerada moderno ou não” (Scientic American - Como nos tornamos humanos, p. 82)


Infelizmente permanece obscuro o que exaptou o cérebro para propósitos cognitivos modernos...não temos nenhuma idéia sobre como o cérebro converte uma massa de sinais elétricos e químicos...em padrões de pensamento” (Scientific American – Como nos tronamos humanos, p. 71)


Para saber mais click  http://fatosdoevolucionismo.blogspot.com.br/2015/09/homo-naledi-mais-um-ancestral-humano.html

Um comentário: