Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Homo naledi - mais um ancestral humano?

Um galho à procura de um tronco

Veja aqui a reportagem da Revista  Isto É:  N° Edição:  2389 |  11.Set.15 - 20:00 |  Atualizado em 14.Set.15 - 11:39



"É uma impressionante coleção de ossos, ao contrário de qualquer outra que vimos antes", disse Carol Ward, um paleoantropólogo da Faculdade de Medicina da Universidade de Missouri.

Como outros cientistas, no entanto, Ward temperou seu entusiasmo com a frustração com a decisão da equipe da descoberta de publicar antes de mais informação poder ser recolhida-o mais importante,  a idade dos ossos.
"Pelos padrões atuais, ele seria considerado baixinho, com altura ao redor de 1,50 m. Também era magrelo e tinha cabeça pequena em relação ao corpo. Andava ereto e exibia mãos e pés semelhantes aos nossos, embora com dedos mais curvados. Entre os indivíduos, as feições e a compleição física eram sempre muito parecidas, quase como gêmeos idênticos. Não fosse pelos órgãos sexuais, seria muito difícil distinguir macho de fêmea. O cérebro, com volume de cerca de 500 cm³, era pouca coisa maior do que o de um chimpanzé. Ainda assim, o Homo naledi, nova espécie do gênero humano cujos fósseis foram descobertos na África do Sul, mostrava sinais de inteligência que surpreenderam o mundo científico. Segundo os pesquisadores, a descoberta é tão significativa que pode mudar a atual compreensão do processo evolucionário que culminou no Homo sapiens, o ser humano moderno.

Homo naledi. Esta projeção foi criada a partir da análise de fósseis do crânio da espécie
Mas o que o Homo naledi tinha de tão especial? A resposta, de acordo com os estudiosos da Universidade de Witwatersrand, em colaboração com a National Geographic, está na própria forma como os esqueletos de 15 indivíduos foram encontrados, em uma caverna perto de Johanesburgo.
 Evidências indicam que os hominídeos foram colocados ali propositalmente após a morte. Ainda não se sabe exatamente quão antigos são os esqueletos (a melhor estimativa é de cerca de 3 milhões de anos), mas o comportamento ritualístico e o pensamento complexo associados à disposição de restos mortais em câmaras isoladas é algo que os cientistas consideram intrigante. Principalmente porque, até agora, eles eram atribuídos apenas aos seres humanos mais modernos. “Nós herdamos isso, sempre foi parte da nossa linhagem, ou foram eles que inventaram?”, pergunta o pesquisador-chefe, Lee Berger.




SEMELHANÇA
Espécie tinha mãos e pés parecidos com os do homem
moderno, mas com dedos curvados


Outra evidência que aponta para a possibilidade de raciocínio evoluído é o fato de os restos mortais terem sido encontrados a mais de 90 metros da entrada da caverna, em completa escuridão. Ou seja: para navegar pelos labirintos apertados, o Homo naledi precisaria de tochas. E a evidência mais antiga de fogo feito de maneira controlada está a apenas 800 metros de distância, no Parque Nacional de Swartkrans."

Imagem acima mostra a FALSA SUCESSÃO LINEAR- (Imagem revista Isto é, 16/09/2015
"mas longe de ser uma sucessão linear de criaturas pouco a pouco mais eretas, a árvore genealógica humana exibe DIVERSOS GALHOS SECOS"
 (Cientific American , Edição especial, A Ascenção do homem, P. 70)

Comentário:

1- Sabemos que a árvore genealógica humana exibe apenas galhos secos,  como pode ser visto neste link http://fatosdoevolucionismo.blogspot.com.br/search/label/%C3%A1rvore%20genealogica%20human

2- Não se sabe de onde veio o gênero Homo, veja esta árvore genealógica:

A.=Australopithecus





3- Dentro do Gênero Homo, tanto o Neandertal como o Herectus, e Habilis não são ancestrais humanos!!


A Revista Veja publicou:


"Diversidade de gêneros - O número incrível de vestígios encontrados pelo time de antropólogos da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, foi mais que suficiente para caracterizar o Homo naledi como um hominídeo de cérebro pequeno (é semelhante ao de um gorila), com pernas longas e pés que se assemelham aos humanos modernos - com exceção dos dedos curvos, característica de macacos que passam longo tempo nas árvores. É como se fosse um cérebro de macaco em "corpo de gente", constituindo um curioso mosaico de características.

Por essas qualidades, tanto Lee Berger, o paleantropólogo que liderou a equipe responsável pela descoberta, quanto outros cientistas que tiveram acesso aos dados dos fósseis publicados no periódico eLife, uma revista científica online e de conteúdo aberto, estão sendo cuidadosos ao chamar a nova espécie de "humana"Alguns antropólogos suspeitam que os ossos pertençam a não uma, mas duas espécies diferentes de hominídeos (ainda não foi possível datar os fósseis). De toda forma, a descoberta deixou claro que o gênero Homo, ao qual pertencem os humanos modernos, não é suficiente para abarcar toda a complexidade da evolução humana, que inclui uma confusão de grupos que, provavelmente, viviam juntos lutando pela sobrevivência.

"Com certeza essa é uma nova espécie (talvez muitas) de um ancestral humano. Mas duvido muito que seja Homo", disse ao site de VEJA Ian Tattersall, antropólogo do Museu Americano de História Natural. Alguns pesquisadores suspeitam que a nova espécie seja parente do Homo erectus, uma espécie que viveu na região há 1,6 milhões de anos.

"Pelos dados apresentados, os ossos pertencem a um H. erectus primitivo, espécie descrita em 1800", disse Tim White, paleoantropólogo da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, ao jornal inglês The Guardian.




Um novo Homo - Há pouco mais de uma semana, Tattersall, em conjunto com o antropólogo Jeffrey Schwartz, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, publicou um comentário da revistaScience argumentando que é necessária a revisão do gênero Homoque tem abarcado diversas espécies que não deveriam estar nessa categoria. As mais "esquisitas" seriam as arcaicas, próximas à origem do gênero. De acordo com os autores, a classe definida há 300 anos recebeu pelo menos uma dezena de novas espécies desde a metade do século XX. Mas a vontade de descobrir "o ancestral mais antigo do homem" e ganhar a notoriedade que tal descoberta traz, tem feito os cientistas serem pouco cuidadosos ao anunciarem suas descobertas.

"A razão por que os novos fósseis revelados nesta quinta-feira exibem características de Homo e Australopithecus é porque fêmur, mandíbula e dentes são de Australopithecus - então por que não seriam desse gênero? Alguns cientistas continuam colocando espécies na categoria Homo sem considerar sua morfologia. Não há uma definição do que seria um Homo, exceto pela intuição", disse Schwartz ao site de VEJA.

Para os cientistas, a principal relevância do surgimento do Homo naledi é que ele deixa muito clara uma nova visão sobre a história da evolução humana. Pouco a pouco, as novas espécies de ancestrais humanos estão jogando por terra a ideia de que a evolução da nossa espécie seguiu uma progressão linear, lógica e constante dos macacos para os humanos. É mais provável que seja parecida com um grande arbusto repleto de galhos em que diversas espécies convivem e competem, exibindo características que surgem e desaparecem ao longo do tempo.


"Por muito tempo tentamos enfiar todos os fósseis humanos em uma classificação antiga. Precisamos de novas categorias para definir os ancestrais humanos e a descoberta do Homo naledi mostra que é preciso rever toda a nossa evoluçãoSó assim conseguiremos perceber todos os 'experimentos evolutivos' por que passamos e nossa luxuriante diversidade", afirmou Tattersall." ( http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/descoberta-do-homo-naledi-mostra-que-e-preciso-rever-toda-a-evolucao-humana)

4-Quanto a tese que os restos mortais estavam organizados e bem no fundo de uma caverna, atribuir isso a humanos é tese bem melhor do que achar que foram outros Homo Naledi Veja abaixo:

"A ausência de outros ossos de animais na câmara com os fósseis de hominídeos sugere que a câmara nunca foi facilmente acessível a partir da superfície. Ela só pode ser alcançada agora através de uma rampa estreita, depois de atravessar uma torção passagem de 100 jardas no escuro.Isso levanta a questão de como os esqueletos, representando pelo menos 15 indivíduos, entrou na caverna, em primeiro lugar, e a resposta proposta pela equipe de Berger tem atraído muito ceticismo. Berger e seus colegas sugerem que os cadáveres de Homo Naledi  deliberadamente desceram a rampa para a câmara por outro Homo NalediOs hominídeos teriam que carregam os mortos por meio de tanto tempo, passagem escura, e quase certamente teria que usar lanternas ou lâmpadas primitivas de algum tipo para iluminar seu comportamento forma complexo que muitos cientistas encontrar improvável em uma criatura com um cérebro não maior do que um gorila." (National Geografic  http://news.nationalgeographic.com/2015/09/150910-homo-naledi-human-ancestor-species-reaction-science/)

Veja Aqui a  reportagem  Original da National Geograficque constesta algumas conclusões ditas acima



ossos do homo naledi

" Novo Ancestral Humano causa admiração e muitos questionamentos:


Os fósseis de Homo Naledi são uma descoberta surpreendente, dizem os especialistas, mas seu valor científico permanece no limbo até que saibamos como eles são velhos.

Por Jamie Shreeve, National Geographic 

Os cientistas reagiram com uma mistura de admiração e exasperação com a notícia  de quinta-feira [10/10/2015) da descoberta de fósseis na África do Sul que são ditas para definir uma nova espécie de ancestral humano, Homo Naledi. O temor foi inspirado principalmente pelo grande número de fósseis de mais de 1.500 ossos, todos eles a partir de uma câmara remota no sistema de cavernas, chamado Rising Star, 30 milhas a noroeste de Joanesburgo.
Homo Naledi ostenta uma bizarra mistura de características primitivas e modernas. Ele tem um cérebro minúsculo como de um símio-e um corpo de proporções muito parecido com um pequeno ser humano moderno;ele tem ombros e tronco parecidas com macacos, os dedos curvados para subir em árvores e um pé-notavelmente humano. O mix aponta para uma espécie perto da origem do gênero Homo, entre dois milhões e três milhões de anos atrás.
Mas namorar fósseis apenas por sua aparência é um negócio altamente arriscadoTraços de um ancestral primitivo pode ser retida em um esqueleto ao lado aqueles que evoluíram para uma forma mais moderna. Os fósseis poderiam ser muito mais jovem ou menos provável, muito mais velho do que sua morfologia sugere.










Até a idade dos fósseis ser conhecida, dizem  dizem alguns cientistas, o seu valor real para a ciência paira no limbo.
"Sem uma data, esses fósseis são mais  curiosidades  do que  divisor de águas [game-changers]", disse William Jungers, paleontólogo da Universidade Estadual de Nova York, em Stony Brook. "Onde eles se encaixam na árvore familiar será influenciado pela sua idade- eles são um galhoà procura de um tronco."
Alguns pesquisadores proeminentes questionam a conclusão de que os fósseis representam umanova espécie. "Do que é aqui apresentado, [os fósseis] pertence a um primitivo Homo erectus, uma espécie nomeada em 1800," Tim White, da Universidade da Califórnia em Berkeley disse à Associated Press.
A soma de suas partes
Um esqueleto composto de H. Naledi  revela seu plano corporal por inteiro. Seus ombros, quadris e torso remontam aos antepassados ​​anteriores, enquanto a sua parte inferior do corpo mostra adaptações mais humanóides. O crânio e dentes mostram uma mistura de traços.
homo naledi




Foi Rising Star Um Cemitério?


O artigo descrevendo os fósseis foi 
"Nós gostaríamos de saber, tanto quanto qualquer , quantos anos os fósseis têm", disse 
Ela só pode ser alcançada agora através de uma rampa estreita, depois de atravessar uma torção passagem de 100 jardas no escuro.
Isso levanta a questão de como os esqueletos, representando pelo menos 15 indivíduos, entrou na caverna, em primeiro lugar, e a resposta proposta pela equipe de Berger tem atraído muito ceticismo.
Berger e seus colegas sugerem que os cadáveres de 
"Meu palpite é que há outra explicação", disse Bernard Wood, um especialista no início de Homo na Universidade George Washington. "Nós simplesmente não a encontramos."
"Uma coisa todos concordam: Muitos mais pistas continuam a ser encontradas na caverna. A maioria dos ossos escavados até agora veio de um único pedaço de sedimentos de cerca de um metro quadrado (11 pés quadrados), e investigação inicial sugere que centenas de ossos, talvez milhares, permanecem.E enquanto não há planos imediatos para retomar a escavação, a equipe está buscando ativamente a questão da idade dos fósseis, utilizando várias técnicas experimentais.  
Enquanto isso, os cientistas quebram a cabeça sobre o significado, pelo grande número de ossos, é uma das descobertas de fósseis mais surpreendentes de todos os tempos.
"Eu imagino que muitas paleoantropólogos estão verde de inveja", dizDonald Johanson do Instituto de Origens Humanas. Johanson sabe uma coisa ou duas sobre a inveja de seus pares: Ele encontrou o esqueleto de Lucy."

Nenhum comentário:

Postar um comentário